sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Previsão do tempo: cadê meu guarda-chuva?

Quando um meio de comunicação divulga uma informação errada, daquelas que causam polêmica, o que acontece? Multa e cadeia para os responsáveis? Então, por que ninguém reclama quando o jornal erra a previsão do tempo?

Imagina você saindo do trabalho e de repente cai aquela tempestade. Agora imagina você nessa situação sem guarda-chuva porque a previsão do tempo disse que não ia chover. Aí você fica gripado e não vai trabalhar no dia seguinte; então processa os responsáveis por danos materiais, físicos e financeiros. Danos materiais porque a chuva estragou sua carteira e a foto 3x4 da sua namorada. Danos físicos porque você ficou gripado. E danos financeiros porque a chuva estragou os R$5,00 que estavam na sua carteira. É isso que deveriam chamar de lavagem de dinheiro.

E tem também o horóscopo. Nunca vi um astrólogo ser processado por ter feito uma previsão errada sobre um virginiano com ascendente em leão, ou sobre um aquariano com ascendente lá no raio que o parta.

Para toda profissão existe um órgão fiscalizador. Quem é que fiscaliza o astrólogo? E quem é que fiscaliza o cara que faz a previsão do tempo? São Pedro? E quem é que fiscaliza São Pedro?

A outra opção é perguntar à minha avó. A previsão de chuva dela é mais confiável, com uma margem de erro de 2%, para mais ou para menos. Não, ela não é a Mãe Dináh.

Falando em chuva, lembrei de quando meu primo tentava explicar ao meu irmão a
diferença entre “prevenção” e “precaução”. Meu primo até que tentou ser didático, mas no final perdeu a paciência. Ele disse assim:

- Então, precaução é quando o dia está cinzento, com nuvens carregadas e você leva o guarda-chuva porque PARECE que vai chover. SE chover você terá como se proteger. Isso é precaução.
- Ah! Entendi. E se o dia estiver ensolarado, céu azul, nenhuma nuvem e eu estiver com um guarda-chuva?
- Aí você é burro!

2 comentários: