quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um hino risonho e límpido

Dizem que cantar o hino nacional é algo que todos os brasileiros deveriam saber. Acho que está relacionado ao mesmo tipo de patriotismo que costumam impor em época de Copa do Mundo e só.

Para eu ser brasileiro, bastou ter nascido do lado de cá dessa linha imaginária que define o território brasileiro. Essas linhas imaginárias espalhadas pelo mundo que já causaram várias guerras. Inventaram uma linha dessas também para separar uma cidade da outra.

Veja, mais um pouquinho pra lá e talvez eu tivesse nascido um argentino, um colombiano... Talvez até tivesse nascido na ilha de Lost.

E dizem que brasileiro que é brasileiro é apaixonado por futebol e carnaval, mas não ligam muito se você não souber cantar o hino do seu país. O que importa é saber cantar um samba, bem diferente do parnasianismo presente na letra do hino nacional e mais fácil de ser entendido pelo povão.

Pegue um estrangeiro que não entenda nada de português, que nunca tenha escutado o Hino Nacional brasileiro e ponha-o para cantar o hino no videokê. Talvez você tenha algo melhor que a Vanusa cantando. Veja a merda interpretação abaixo.



As pessoas aplaudiram no final da primeira parte, o que, segundo as regras de etiqueta, já é um crime. Bem, é o que dizem. Acho que ignoraram isso para ajudar a cantora. Um ato solidário, coletivo e sonoro em forma de palmas para que ela tivesse oportunidade de parar ali mesmo naquele momento.

Não adiantou. Perdeu a chance, então continuou cantando sua "versão" do hino. Não tinha como sair pior do que já estava.

Ouviram da cantora a voz fláááácida. De uma Vanusa bêbada heróica o erro irritante... risonho e límpido. Líííííímpido.

Um comentário:

  1. Ah Guigo! Eu fiquei com dó!!! Ela já está mais pra lá do que pra cá. E ela nunca deve ter trabalhado numa escola, onde o hino é cantado uma vez por semanam, só assim que dá pra decorar! rs

    ResponderExcluir