sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Hoje é sexta-feira 13. E daí?

Hoje é sexta-feira 13. Sabe o que isso significa? Que ontem foi quinta e amanhã é sábado, só isso, mas é um bom dia para falar de superstições.
A superstição gera cenas engraçadas. Já vi gente passando embaixo da escada e quando se deu conta, tentou voltar para passar pelo lado de fora e acabou atrapalhando o trânsito na calçada. Já vi gente acelerando o passo para passar pela rua antes que aquele gato preto do outro lado cruzasse seu caminho.

A crença leva a pessoa a praticar atos estranhos diante de alguns acontecimentos com medo de que fenômenos ruins aconteçam, mas não há nada de sobrenatural nisso. Ela simplesmente se baseia na coincidência dos fatos, mais ou menos o que acontece com a Lei de Murphy, que se aproveita da nossa tendência em dar ênfase ao lado negativo das coisas. Ou você acha que a fila ao lado não anda mais rápido, hein?

Há várias superstições. Você provavelmente já ouviu falar destas:


NÚMERO 13
Desde pequeno tem gente que evita esse número. Se no colégio o estudante era o 13º da lista de chamada ele já tinha em que botar a culpa pelas notas baixas durante o ano. O pior mesmo era fazer prova numa sexta-feira 13.

Se um prédio não possuir o 13º andar é provável que o proprietário seja um cara muito supersticioso. Talvez você não encontre o quarto nº 13 num hotel e nem a mesa 13 no restaurante. Mas por mais supersticiosa que uma pessoa seja, nunca vi ninguém recusar o 13º salário.


COISAS PERDIDAS
Para encontrar coisas perdidas faça uma chantagem um acordo com São Longuinho e dê seus três pulinhos. Isso não funciona com pessoas, senão Bin Laden já teria aparecido.


AMULETOS DA SORTE
Pé de coelho, ferradura e o trevo de quatro folhas. Segundo a crença popular o pé de coelho atrai felicidade, a ferradura pregada na porta de casa espanta o mau-olhado e sei lá o que fazem com o trevo de quatro folhas para dar sorte. Se o mundo inteiro fosse supersticioso todos os coelhos seriam aleijados, animais com casco seriam proibidos de usar ferradura e os trevos de três e quatro folhas já estariam extintos.


ORELHA QUEIMANDO
Se a orelha esquentar é porque alguém está falando mal de você. Para quebrar o “feitiço” deve-se dizer o nome do desgraçado que está fazendo a fofoca. Se você for um professor essa tarefa pode ser um pouco árdua já que deve ter uns 300 alunos suspeitos, mas não desista, uma hora você acerta. Tenha em mãos a lista de chamada para facilitar.


APONTAR PARA ESTRELAS FAZ NASCER VERRUGA NO DEDO
Isso é bizarro. Se a pessoa tiver uma verruga na bunda significa que ela nasceu com a bunda apontando para as estrelas? Mas não costumam dizer que quem nasce virado pra lua tem sorte?


CORRENTES EM E-MAILS
Essa é uma das superstições que surgiu no século passado. Você já deve ter recebido aqueles e-mails com mensagens em PowerPoint dizendo que se você não encaminhar para 20 pessoas da sua lista algo ruim acontecerá.

Falando nisso, se você encaminhar esse texto para sua lista de e-mails um urso panda irá invadir sua sala fazendo o passo moonwalk como Michael Jackson enquanto homenzinhos verdes dançarão ao som de Calypso no telhado. Além disso, se você não citar o autor seu computador pegará um vírus e vai começar a nascer braços e pernas do seu monitor e ele sairá correndo atrás de você e... Hey, é sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário