terça-feira, 6 de abril de 2010

Coelho da Páscoa e Papai Noel

A Páscoa já passou, mas enquanto houver ovos de chocolate nos supermercados a história do coelho ainda estará viva.

Sempre subestimamos a inteligência das nossas criancinhas com histórias do coelhinho da Páscoa, do Papai Noel etc. Entre os dois, a do Papai Noel é a mais convincente. O personagem do Natal pelo menos tem nome, endereço, duendes ajudantes e um veículo para sustentar aquela história de sair por aí distribuindo presentes pelo mundo inteiro num só dia.

Mas voltando ao assunto do coelho... terráqueos com QI acima de zero sabem que coelho é mamífero, e mamífero não bota ovo. É preciso um pouco de imaginação e muito sangue frio para visualizar um ovo de chocolate saindo do coelho. Tente.

Imagine um coelho.

Imagine um coelho botando ovo.

Imagine um coelho botando ovo de chocolate.

São 6 bilhões de habitantes no mundo. Para um coelho produzir tanto ovo assim ele teria que produzir durante um ano 16.438.356 ovos por dia, que dariam 684.931 ovos por hora, ou 11.415 ovos por minuto, ou seja, cerca de 190 ovos por segundo. Alguns acreditam que ele realmente consiga essa façanha graças ao apoio do governo federal brasileiro através do PAC (Programa de Aceleração do Coelho), embora a teoria mais aceita é a de que Nestlé, Lacta e Bauducco estejam por trás disso tudo.

Pergunte a essas empresas a diferença entre "preço" e "valor" e você descobrirá por que os 200g de um ovo de chocolate são mais caros que os 200g da barra de chocolate de mesma marca e mesmo tipo que esse ovo. Tem a ver com toda aquela simbologia (distorcida hoje em dia) da Páscoa, o "ritual" de abrir aquela bela embalagem do ovo, os bombons dentro dele etc. Dizem que não é a mesma coisa que comer um bombom que você comprou com o troco da padaria, mas se você parar para pensar, no fundo, é a mesma coisa, sim.

Páscoa, coelho, ovo de chocolate... Uma coisa não tem nada a ver com outra. O importante é que seja feriado e que você saiba o motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário