segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Baratas, Design e Deus


Sabe o que há em comum entre baratas, Design e Deus? Eles estão em todos os lugares. Fugindo um pouco da polêmica comparação, vou me limitar apenas ao Design.

Sabia que o Design está até no seu almoço? Ou você acha que toda aquela variedade de formatos de macarrão é só uma preocupação estética? Não. Aquelas formas permitem que o molho se concentre um pouco mais ou um pouco menos na massa. Tem macarrão para todos os gostos.

Já observou as ruas e o trânsito? Sabe por que a tampa do bueiro é redonda? Por que o semáforo é verde, amarelo e vermelho? Já vou avisando que não tem nada a ver com as cores da bandeira do Senegal.

Seu tênis foi projetado para encarar trilhas, asfalto, sol, chuva e ainda oferecer conforto. As mulheres usam o salto alto e nós, homens, sabemos que elas têm lá seus motivos. O que elas talvez não saibam é que esse tipo de calçado propositalmente interage com todos no ambiente. Aquele barulho irritante característico emitido a cada passo dado é um jeito de avisar todo mundo que alguém está passando por ali. É como se a mulher quisesse dizer: "Eu estou passando, olhem para mim". E (in)conscientemente é o que ela quer mesmo, ela quer chamar sua atenção. Acho que minha namorada vai brigar comigo porque revelei um segredo da mulherada.

O Design e a tecnologia invadiram todas as modalidades esportivas, até já projetaram um maiô que reduz o atrito com a água e dá mais velocidade ao nadador. Sabe por que a bola de tênis é felpuda e a bola de golfe é daquele jeito? Sabe por que a bola de basquete é tão diferente da bola de vôlei? E a bola de futebol americano?

O Design está em todo lugar, talvez só não esteja nessa cadeira desconfortável onde você está agora. Certamente o cara que projetou isso não entendia muito de ergonomia. Deve ter sido o mesmo cara que desenvolveu aquele cartão de visita com fontes amarelas em fundo branco, ou o que criou as horríveis caixinhas de cds, que quebram fácil.

Coloquei um monte de perguntas aqui e não respondi nenhuma delas. Há muitas outras questões interessantes, mas vou deixar você quebrando a cabeça um pouco. Divirta-se.

E pare de pensar que Design é só para deixar as coisas bonitinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário